Díli, 14 Fev (Lusa) - O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, efectua na sexta-feira uma breve visita a Timor-Leste para manifestar o apoio do seu governo na sequência dos atentados que visaram no princípio da semana o presidente e o primeiro-ministro timorenses.
Segundo um programa provisório hoje divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense, Kevin Rudd será recebido em audiências separadas pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e pelo presidente interino, Fernando "La Sama" de Araújo.
O primeiro-ministro timorense escapou na segunda-feira a uma emboscada de soldados rebeldes que se seguiu a um ataque à residência do presidente José Ramos Horta durante o qual este ficou gravemente ferido.
Atingido a tiro no peito, Ramos Horta foi transferido para um hospital de Darwin, na Austrália, onde está a ser tratado e a recuperar dos ferimentos.
Depois dos encontros com o presidente interino e com Xanana Gusmão, com o qual proferirá uma declaração conjunta, o primeiro-ministro australiano tem ainda reuniões previstas com o representante especial do secretário-geral da ONU, Atul Khare, e com o líder da oposição, Mari Alkatiri.
O ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Stephen Smith, disse hoje no Parlamento que a visita de Kevin Rudd se destina a "reflectir o apoio, a amizade e a relação especial que o governo, o Parlamento e o povo da Austrália dedicam há muito tempo a Timor-Leste".
A Austrália reforçou a sua presença militar em Timor-Leste desde os ataques de segunda-feira, dispondo agora de mais de mil efectivos, após a chegada de um navio de Guerra e de mais 300 polícias e soldados.
CM
Lusa/fim
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment